CONTEÚDO:
A mecânica clássica, regida pelas leis newtonianas, não se mostra suficiente para explicar muitas das relações observadas no campo microscópio e, por este motivo, a mecânica quântica foi desenvolvida e aplicada, desde a teoria atômica e a evolução do modelos do átomo até a concepção de conceitos mais complexos, como a existência de fótons e da dualidade onda-matéria.
A Química, juntamente com a Física, representa um dos pilares sólidos de quase todas as ciências aplicadas. A partir de conceitos teóricos, caminharemos juntos para a compreensão das funções e cálculos aplicados à formação e interação de compostos nos diferentes compartimentos ambientais, tanto no meio biótico quanto abiótico.
Muitas situações investigativas históricas deixavam os cientistas expostos, sem proteção alguma, e, por anos, mesmo quando manipulando composto reativos e radioativos, não havia conhecimento sobre toxicidade, reatividade e riscos apresentados. Nesse contexto, se faz necessário compreender as noções básicas de práticas laboratoriais, visando aumentar a segurança dos trabalhos a serem realizados nos laboratórios.
Além disso, a realização experimental nos aproxima do entendimento dos cálculos para replicação de pesquisas, nos ensinando princípios que diminuem os erros e aumentam nossa percepção da evolução realizada pelos investigadores, com experimentos por vezes muito complexos, ao longo de nossa história. Desta forma, esse material tem como intuito central introduzir diferentes conceitos da química geral e experimental, colaborando para uma base de estudo simplificado, mas não simplista.
DURAÇÃO
60 horas
PROFESSOR(A) EXECUTOR(A)
- A disciplina de Química Geral e Experimental é conduzida pelo professor Iury Sousa e Silva.
PROFESSOR(A) CONTEUDISTA
- A professora Natália de Souza Pelinson é doutora (2018) e mestra (2013) em Ciências pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), além de ser formada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa - Minas Gerais (2010). Tem experiência em Química Ambiental, tendo realizado estágio no Laboratório de Contaminantes de Preocupação Emergente na Universidade do Arizona (EUA) e em Química ambiental na Vrije Universiteit Brussel (Bélgica).
AVALIAÇÃO
A avaliação da disciplina seguirá o previsto no Regimento da UNINASSAU e MIDDI, sendo necessário para aprovação a obtenção de conceito maior ou igual a 7,0, obtido através da média da AV1 (atividades online com peso de 20%) e AV2 (prova presencial - ou remota, conforme autorização especial durante o período de pandemia - com peso de 80%). Caso não atinja o conceito necessário, o aluno terá direito a realização de Avaliação Final. As avaliações ocorrerão conforme cronograma específico da disciplina.
A frequência será controlada com base no acesso ao sistema e participação no cronograma proposto para a disciplina.
Fará jus a certificação de aproveitamento na DCE o aluno que atender aos requisitos de aprovação nas avaliações e participar no mínimo de 75% das atividades previstas conforme o cronograma.
CERTIFICAÇÃO
A oferta deste curso/disciplina é feita pelo curso de Engenharia Civil (portaria MEC nº 37, de 12/02/2020) da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau (portaria de credenciamento nº 439 de 19/05/2017), em consonância ao previsto no Regimento Geral da UNINASSAU e na Legislação vigente. A oferta é na qualidade de disciplina em caráter especial (DCE).
A certificação ofertada após a conclusão da caga-horária e da realização das provas com obtenção de nota média igual ou superior a sete também será feita pelo curso de Engenharia Civil da UNINASSAU. Para alunos da UNINASSAU, ou outras instituições do Grupo Ser Educacional, ficam mantidas as regras regimentais quanto ao aproveitamento de DCE, não podendo ser cursada para adiantar disciplinas futuras.
A UNINASSAU é uma instituição reconhecida pelo MEC e com autorização para oferta de educação a distância nas modalidades de graduação e pós-graduação.