- Home
- Comunicação
Negociação e Comunicação Interpessoal
Alunos: 50
Carga Horária: 60h
Na unidade 1 vamos compreender o processo de formação do indivíduo sob diversas perspectivas, considerando o conceito de personalidade e seu desenvolvimento através de várias teorias. Por fim, apontamos maneiras como as pessoas podem lidar com tais questões ao longo da vida. Foi mencionado, por exemplo, o processo de coaching, a atuação do profissional da Psicologia, o desenvolvimento de habilidades sociais e os estudos acerca da cognição social, elementos cruciais para se tentar traçar possibilidades de como lidar com as dificuldades interpessoais.
Na unidade 2 vamos aprofundar nosso conhecimento acerca da comunicação interpessoal, abordando a linguagem e a comunicação, seus tipos e impactos na construção do ser humano. A comunicação, por sua vez, é o meio pelo qual o indivíduo consegue se socializar e construir suas interações sociais. Também abordaremos o conceito de assertividade, que parte de um posicionamento empático e respeitoso do indivíduo. Nesse sentido, a assertividade é uma habilidade ou competência social que auxilia pessoas a melhor se relacionarem e serve como ação positiva na resolução de conflitos.
Na unidade 3 Iniciaremos essa unidade evidenciando o real conceito de negociação e fizemos um paralelo comparativo com as percepções do processo de negociação, de forma singular. Nota-se que o senso comum tem a ideia de negociação de maneira pejorativa e algumas literaturas desmistificam essa percepção, evidenciando que a negociação é positiva e que ambos os participantes podem ter ganhos a serem considerados.
Na unidade 4 vamos aprofundar nossos estudos acerca da negociação, poderemos aprender sobre a ética no processo de negociação, considerando todas as responsabilidades sociais que as empresas possuem. Vamos adentrar na forma como ocorre o processo de negociação em todas as instâncias e como os negociadores assumem certas posturas na negociação, como: ganha/ganha, ganha/perde e perde/perde. Cada uma dessas representa comportamentos éticos e não éticos no processo de negociação.